quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Atividades



UNIDADE 1

 Atividade 1.1 - A imagem da escola

Descrição: Você já parou para observar como a escola é retratada? Quais imagens costumam representar a “ideia” de escola?
Nossa proposta para essa atividade tem o propósito de promover reflexões por meio de outra linguagem. Afinal, como diz o ditado popular, “uma imagem vale mais do que mil palavras”.


Momento 1:
Realizem a primeira etapa da atividade individualmente: acessem uma ferramenta de busca na web;
Selecionem a opção de busca por imagens (opção normalmente apresentada em menu no topo da página) e pesquisar imagens usando palavras-chave relativas ao processo educativo: aula, professor, escola.
Em seguida, compartilhem, no fórum, as descobertas e analisem os principais resultados obtidos:
1-Quais mensagens essas imagens transmitem acerca do papel do professor e do estudante?
2-Qual a proporção de imagens que apresentam uma cena tradicional de professor transmitindo informações?
3-Qual a proporção de imagens onde o aluno tem um papel passivo de apenas ouvir, copiar, exercitar?

Momento 2:
Agora sugerimos que você tire fotos dos vários espaços da sua escola em um dia qualquer. Em que medida as cenas colhidas são similares às que você obteve nas suas pesquisas na web?
Sintetize suas reflexões (no formato que desejar) em um documento(doc/odt) ou apresentação(ppt) e compartilhe seu trabalho no PORTFÓLIO.


Atividade: Atividade 1.2 - Comunidade Virtual

Descrição: Atenção: A atividade proposta a seguir foi modificada por orientação da coordenação do e-Proinfo em não utilizar a ferramenta CRIAÇÃO DE COMUNIDADE VIRTUAL no ambiente, por isso vocês perceberão uma alteração da atividade descrita aqui com a que está descrita no módulo I.

Momento 1:

Convidamos você a participar do fórum : MEU BLOG para postar uma breve apresentação e divulgação do endereço de seu blog pessoal. Aproveite para visitar o blog dos seus colegas.
Em seguida, sugerimos, ainda, uma reflexão sobre o conceito de Comunidade Virtual que você acabou de estudar no módulo I. Poste suas reflexões no seu blog!


Atividade 1.3 - Relação homem-técnica

Descrição: O que significa tecnologia? Por que consideramos que ela tem um papel tão importante na promoção de mudanças sócio-cognitivas?
A escada é uma tecnologia criada para estender nossa capacidade física de altura, pois ela nos permite alcançar objetos que de outra forma seriam inacessíveis. Já a luz, ou mesmo a lâmpada, é uma tecnologia que estende nossa capacidade sensorial de visão, permitindo-nos enxergar melhor. Analogamente, podemos fazer infinitas relações entre as tecnologias e as possibilidades que estas nos oferecem no aprimoramento de habilidades e sensibilidades. E o computador? Foi desenvolvido para estender qual habilidade humana?

1-Assista aos vídeos abaixo visando a instigar reflexões acerca da complexa relação homem-máquina.

http://www.youtube.com/watch?v=LQXsCkNdEpo.
http://www.youtube.com/watch?v=jvVq99cqG6Q.
http:// www.youtube.com/watch?v=k3VMfbIM-Xo.

2-Agora, que tal buscar exemplos práticos que lhe ajude a observar essa problemática?

Sugerimos um foco especial aos processos de inteligência e aprendizagem. Busque identificar exemplos de comparação de tecnologias na realização de ações/trabalhos cotidianos e compare as influências/mudanças. Tente analisar diferentes estratégias e formas de raciocínio e a relação com as tecnologias de suporte.

Essa atividade poderá ser realizada em dupla ou individualmente. Escolham uma situação-problema, descrita abaixo, para a dupla pesquisar e discutir. A proposta é uma pesquisa bastante simples e rápida.


Ativ. 1.4 (Fórum)
Reflexões sobre cenários de mudança (fórum)
Após a realização da atividade 1.3 (produção de vídeo) vocês puderam constatar mudanças entre as diferentes gerações no que diz respeito a forma como as mídias (televisão, jogos e Internet,etc) modificaram as maneiras de agir e pensar de crianças e jovens da atualidade.
-Como você percebe que essas mudanças estão a impactar o cotidiano das nossas escolas?
-Quais as implicações dessas mudanças na relação com as gerações anteriores (pais, educadores)?

Reflita sobre essas questões e compartilhe suas ideias aqui!



Atividade: Atividade 1.5 - Registros autoavaliativos

Descrição: Na última atividade que realizamos, tivemos a oportunidade de constatar quão diferente é a realidade atual da vivenciada pelas gerações anteriores, em se tratando de educação, não é verdade? Diante desse novo contexto educacional os docentes vivem os dilemas e desafios de um tempo de transição.

Nessa atividade, propomos alguns questionamentos para auxiliá-lo em suas reflexões pessoais sobre sua prática. São questões bastante pessoais, assim, a realização dessa atividade será feita de forma individual, sem a necessidade de partilha. Utilizem o Diário para registrar suas reflexões.

Questões para reflexão:

1-Você está disposto (a) a abrir mão da posição de detentor(a) dos saberes e adotar uma conduta cooperativa de aceitação e respeito pelos saberes e interesses dos seus alunos?
2-Qual a sua postura frente ao erro?
3-Como você age frente aos erros e equívocos dos seus alunos? Você concorda que errar seja parte integrante e importante do processo de aprendizagem?
4-E perante aos seus equívocos e incompletudes? Como você reage quando desconhece determinado assunto que os alunos questionam? Ou quando os alunos trazem informações que descortinam aspectos conflitantes com o que você trabalhou com a turma?


Atividade 1.6 - Lidando com os erros e com a diversidade (OPCIONAL)

Descrição: Para finalizar os estudos da Unidade, propomos brincar com as imperfeições e adversidades típicas do ser humano, utilizando a música Ciranda da bailarina, de Chico Buarque, disponível em http://letras.mus.br/chico-buarque/85948.

Os objetivos dessa atividade podem ser alcançados de muitas formas, desde possibilidades bastante simples, como, por exemplo, reunir o grupo e dançar em roda a ciranda da bailarina ou complementar a dança com dinâmicas mais elaboradas de criação de coreografias criativas e engraçadas, onde cada integrante seja desafiado(a) a criar.
Caso não consigam obter o áudio, podem, inclusive, cantá-la juntos.

O mais importante é que a atividade seja agradável e interessante para o grupo!
Que tal registrar esse momento especial? Com uma simples câmera digital vocês podem realizar a gravação. E, se tiverem disponibilidade e interesse, podem publicar esse vídeo no YouTube e em seu blog pessoal para que todos possam acompanhar a celebração do grupo e vibrar em sintonia!
Por ser uma atividade de exercício da criatividade, é uma boa oportunidade para deixar fluir livremente uma atividade prazerosa com a música.



UNIDADE 2

Atividade 2.1 - Mapeamentos iniciais

Nesta nova Unidade, temos o propósito de aprofundar as reflexões iniciadas na Unidade anterior, desenhando um panorama amplo das diversas características da cultura jovem atual, altamente tecnificada, principalmente na perspectiva da lógica das redes.

Além das leituras feitas no guia do cursista (Unidade 2), realize uma pesquisa de matérias da mídia impressa, televisiva e/ou manifestações na Internet acerca da cultura jovem.

Perguntas que o ajudarão na sua reflexão:

Quais suas experiências e reflexões acerca da problemática apresentada? Nas experiências e diálogos com outros educadores e pais, quais comentários são comuns acerca da cultura jovem, permeada por tecnologias? Vocês também percebem preconceitos e estereótipos depreciativos? Em contraste, quais virtudes das novas gerações também aparecem nos diálogos das charges?

Não se limite em buscar essas respostas no contexto escolar, pois conforme foi visto anteriormente, o uso das mídias ainda ocorre de forma bastante tímida na escola e, dessa forma, não representa a diversidade e complexidade de práticas que almejamos abordar. 

Atividade 2.2 - Compartilhando experiências de uso de redes sociais

Informações Nesta atividade propomos a elaboração de uma síntese sobre os processos que envolveram o seu ingresso nas redes sociais, bem como as atividades que re aliza nesses espaços. Escreva sobre sua experiência e compartilhe em seu blog pessoal.

Reflexões:

1-De que forma você conheceu e ingressou em determinada rede social?
2-Você já auxiliou outros colegas em suas primeiras experiências?
3-Quais as principais atividades que realizaram?
4-Quais as atividades preferidas?
5-De que forma pode ser usada para facilitar ações educativas?
6-Alguma crítica?
7-Existe o cuidado com questões de segurança e privacidade de informações? 

Atividade 2.3 - Reflexões sobre a participação em redes (OPCIONAL)

Após toda essa trajetória de reflexões acerca de qualidades de redes/comunidades de aprendizagem e prática, sugerimos que você realize uma reflexão pe ssoal, avaliando sua participação em uma ou mais redes, nas quais você participa, e debata com colegas estratégias para aprimorar o uso desses recursos. Sugerimos um debate a fim de compartilhar as descobertas individuais e realizar no coletivo uma “tempestade de ideias” para a proposta de estratégias de aprimoramento das redes.

Reflita acerca dos aspectos apresentados sobre a importância da colaboração e reciprocidade em uma rede virtual:

-Você participa ativamente buscando cultivar suas relações sociais e/ou contribuir para o progresso coletivo, no caso de redes com objetivos específicos?

-Você costuma comentar/avaliar os trabalhos compartilhados por seus pares? Por exemplo: mensagens nos Fóruns, postagens nos Blogs dos colegas, mensagens na Comunidade Redes de Aprendizagem, no e-ProInfo.

-Como se sente quando recebe comentários? Você verifica e responde, quando for o caso, às mensagens que recebe em seu Blog e nos Fóruns?

-Analise também as especificidades nos propósitos de cada rede que participa : entre as redes que você participa, quais se enquadram na definição de “comunidade de prática” apresentada por Wenger (2006 – ver manual do cursista)?

-Você considera que a(s) comunidade(s) poderia(m) evoluir em algum dos requisitos: domínio, comunidade, prática? Quais estratégias poderiam contribuir nesse sentido?

-Caso você considere que nenhuma das redes contempla a definição de “comunidade de prática”, tente identificar obstáculos. E quais estratégias podem ser adotadas para potencializar o surgimento desse tipo de comunidade.













Nenhum comentário:

Postar um comentário