terça-feira, 13 de maio de 2014

ATIVIDADES

ATIVIDADE 1

Pesquise na escola na qual trabalha as tecnologias existentes e preencha o 
formulário diagnóstico. O formulário poderá ser feito em apresentação de slides ou no editor de textos. 





ATIVIDADE 2- Estudo de Caso

CENÁRIO

Na escola pública da cidade X, existe uma sala equipada com TV, vídeo, uma câmera e uma coleção de fitas do Programa da TV-Escola, um Projetor Interativo.

O diretor dessa escola acaba de ser informado que receberá 15 computadores com acesso à Internet.

Diante desta situação, o diretor procura tomar as providências estruturais necessárias para montar o laboratório de informática, mas mostra-se preocupado por três motivos.

Primeiro, porque neste momento a escola está iniciando o desenvolvimento de um projeto que visa a resgatar a cultura da região, valorizando a produção artística e histórica da comunidade local. A realização deste projeto envolve pessoas da escola (alunos, professores, funcionários, gestores) e do seu entorno. Segundo, pelo fato de reconhecer a importância do uso da TIC no processo educacional, mas de não saber a melhor forma de lidar com as inovações. E, o terceiro motivo, pela garantia de que tais inovações, tanto o projeto como o uso das TIC, possam efetivamente favorecer o aprendizado do aluno, ou seja, que os conteúdos curriculares possam ser trabalhados.

Para resolver este impasse, o diretor apresenta a situação para os professores, pedindo para que sugiram uma proposta de atividade de sala de aula envolvendo o uso das TIC disponíveis. Porém, qualquer solução encontrada deverá contemplar em algum aspecto o projeto em desenvolvimento com a comunidade.

Você que faz parte do quadro de professores desta escola deverá elaborar uma proposta voltada ao seu universo de sala de aula, ou seja, que atenda às especificidades da sua disciplina - sua intencionalidade pedagógica, o tempo disponível, o perfil dos alunos e as necessidades deste contexto.


FORMULÁRIO

Proposta da atividade articulada de sala de aula
Nome do autor (cursistas):________________________________________________
  • Contextualização da atividade:

Série:_________________________________________________________________________

Disciplina(s) envolvidas:__________________________________________________________
Conteúdos a serem desenvolvidos: _________________________________________________
Dinâmicas de trabalho: ___________________________________________________________
Tempo de duração da atividade: ____________________________________________________
Recursos das TICs utilizados: ______________________________________________________

  • Possíveis articulações entre: Projeto da comunidade + Recursos das TICs + Conteúdos curriculares

_____________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________

  • Análise sucinta sobre algumas articulações previstas em termos do aprendizado dos alunos:

_____________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________


ATIVIDADE 3

Construa um mapa conceitual que represente as suas impressões sobre os temas abordados na disciplina Novas Tecnologias aplicadas a Supervisão Escolar;

Nenhum comentário:

Postar um comentário